5 de dez. de 2010

\0/ Campanha pela Gentileza \0/

Mais uma criação de Ceó Pontual
http://frasesilustradas.wordpress.com
Queria fazer uma proposta para quem ler este post. Uma campanha pela gentileza.
O Natal está tão pertinho. O novo ano quase batendo à nossa porta. A perspectiva de recomeço rondando nossos corações. Então, que tal mudar pequenos hábitos e ser mais gentil?
Existem várias maneiras de fazer isso. A começar por cumprimentar nossos vizinhos. Cumprimentar com alegria, perguntar como estão passando, fazer um pequeno elogio. Nada de entrar no elevador fingindo que fala ao celular só para evitar o olhar. Um sorriso alegre, sincero, daqueles gostosos de dar logo cedo, quer seja no elevador, quer seja naquele momento em que tiramos o carro da garagem.
Outra opção é ser gentil no trânsito (difícil essa!). Começa pelo uso consciente da buzina, que deve ser acionada apenas em caso de acidente iminente. Quando alguém entrar na sua frente de repente, mudar de faixa sem dar seta, te ultrapassar pela direita, mover-se lentamente pela esquerda, entre outras barberagens, conte até dez... Respire, reflita e siga adiante. Outra maneira de ser gentil no trânsito é dar passagem, deixar que um motorista entre na nossa frente, que passe para a outra faixa, que saia de uma faixa secundária. Experimente. Ser gentil no trânsito traz bons resultados.
É muito gostoso também elogiar as pessoas. Fazer pequenos comentários sobre um novo corte de cabelo, um perfume, um detalhe da roupa. Todos adoramos elogios. Eles fazem um bem enorme, tanto quando a gente faz como quando a gente recebe. Tem um professor da faculdade que sempre me elogia quando chego. Não se trata de assédio, mas de carinho verdadeiro.
Também dá para ser gentil nas filas, onde ao invés de reclamar, vamos conversar, elogiar a moça do caixa pela cor das unhas dela, olhar as pessoas nos olhos. Dá para ser gentil no ônibus e ceder o lugar para que as pessoas mais velhas possam se sentar. Dá para ser gentil na faculdade e falar mais baixo para que todos os alunos possam prestar mais atenção.
Outro lugar onde precisamos praticar a gentileza é em família. Quantas vezes nos ofendemos por pequenas coisas, ou nos esquecemos de elogiar uma conquista de um irmão, uma mudança de visual da esposa, uma mudança significativa na vida dos pais. A gente só se critica em família, cada vez mais. Da última vez que fui para a casa da minha mãe deixei de ser gentil com uma de minhas irmãs e o resultado foi péssimo. Tem momentos em que a falta de gentileza nos atinge como uma faca no coração.
Nem sempre a gente consegue ser gentil. Somos humanos, pisamos na bola. Todos temos nossos defeitos de fábrica, mas eles têm conserto. Então, está lançada a campanha pela gentileza.
Quem quiser participar, compartilhe sua história comigo. Conte aqui como a gentileza fez seu dia bem melhor. Vou adorar conhecer.
\0/ Campanha pela Gentileza!

Um comentário:

Unknown disse...

Dri, sou adapta a sua campanha. O mundo precisa de pessoas melhores.