5 de jun. de 2010

Economia solidária

Está acontecendo na Praça Tubal Vilela o Arraial da Ação Moradia, uma organização não governamental que faz um trabalho dos mais interessantes para a promoção humana. Literalmente, mais do que dar o peixe, a Ação Moradia vem ensinando a população atendida a pescar, por meio de projetos que possibilitam que essas pessoas possam encontrar alguma atividade financeira onde consigam conquistar renda e condições mais dignas de vida. A festa é tradicional, acontecerá todos os fins de semana do mês de junho e os recursos arrecadados ajudam na manutenção da estrutura da ONG.
Há muitos anos, quando trabalhava em uma grande empresa local, participei de um projeto de doação de recursos para a Instituição, que ajudou a finalizar a montagem de um prédio no bairro Morumbi, em Uberlândia, onde são desenvolvidas diversas atividades para a promoção dos moradores. Artesanato, salão de beleza, buffet, entre vários outras iniciativas capacitam as pessoas para ganharem seu próprio dinheiro. A cada contato que tenho com a instituição, percebo que o investimento feito naquela época foi bem aplicado e vem gerando lucros sociais muito grandes.
Um dos destaques da Ação Moradia é a fabricação de tijolos ecológicos, que permitem a construção de unidades habitacionais de qualidade, a baixo custo e em regime de mutirão. As pessoas fabricam os tijolos que construirão suas próprias casas. A ONG desenvolveu também sistemas de aquecimento solar de baixo custo, para reduzir despesas com energia elétrica e ao mesmo tempo preservar os recursos do planeta. Tudo muito bem organizado.
A Ação Moradia desenvolve também um trabalho de captação de recursos muito profissional, atraindo para sua obra o investimento necessário à ampliação de sua estrutura e dos serviços de promoção humana que presta. Outras organizações poderiam aprender com a experiência deles.
Há muitos anos, participei da inauguração do prédio no bairro Morumbi. Em uma pedra fundamental, crianças e adultos colocaram mensagens em tubos, que foram enterrados. Lembro-me que, na época, a equipe de cidadania da empresa onde trabalhava colocou em seu recado o desejo de que aquele investimento desse frutos. Hoje, podemos conferí-los. Bons exemplos devem ser compartilhados e multiplicados.
Quem quiser saber mais pode consultar o site http://www.acaomoradia.org.br/

Um comentário:

Nina disse...

Estou indo agora visitar o site da Ação Moradia! Lindo o Projeto! Obrigada por divulgar!
Bjim